Terça-feira, 11 de Julho de 2006

4 de Julho ( O antigo combatente...)

Adeus português ao último combatente


Quase 30 anos depois, Portugal vai finalmente prestar homenagem ao tenente-coronel Rui Maggiolo Gouveia. Os restos mortais do antigo comandante da PSP de Timor, fuzilado em Dezembro de 1975 pela Fretilin, chegaram já a Lisboa e o funeral realiza-se na segunda-feira, no distrito de Santarém, com a presença do ministro da Defesa, Paulo Portas, e do novo chefe de Estado Maior do Exército, Valença Pinto.

Estas exéquias culminam um longo processo que envolveu diversos contactos oficiais, tanto em Portugal como em Timor-Leste. Segundo disse ao DN uma fonte governamental, «o empenho das autoridades de Díli foi fundamental» para localizar os restos mortais do tenente-coronel, cujo nome figura no monumento aos heróis do Ultramar, em Belém, como a última vítima oficial dos conflitos nos ex-territórios sob domínio português, entre 1961 e 1975.

Quando estalou a guerra civil em Timor, em Agosto de 1975, Maggiolo Gouveia era a terceira autoridade mais graduada no território. Com a fuga do governador Lemos Pires para a ilha de Ataúro, o então comandante da PSP aderiu a uma das facções em conflito, a União Democrática Timorense, que defendia a manutenção de laços políticos entre Timor e Portugal. Dias depois, foi preso pela Fretilin e acabaria por ser executado já após a invasão do território pela Indonésia, em Dezembro de 1975, juntamente com outros prisioneiros portugueses e timorenses, às ordens daquele movimento _ hoje no poder em Díli.

Durante 28 anos, soube-se apenas que o corpo havia sido enterrado numa vala comum, na região montanhosa de Ailéu, a sul da capital timorense, sendo desconhecido o paradeiro exacto dos restos mortais, que só viriam a ser identificados no passado dia 25 de Junho. A 10 de Julho, a urna foi enviada por mala diplomática de Díli para Portugal, tendo sido encaminhada para o Instituto de Medicina Legal de Coimbra.

DEVER POR CUMPRIR A homenagem ao antigo comandante da PSP de Díli, que tinha 46 anos quando foi morto, «era um dever por cumprir do Estado português», disse ao DN uma fonte próxima do ministro da Defesa, salientando que «deve ser feita justiça a um oficial do Exército que foi torturado, assassinado, morreu heroicamente e cumpriu todos os seus deveres». Esta era, de resto, uma promessa feita por Portas à família de Maggiolo.

A mesma fonte sublinhou também o empenho revelado neste caso pela ministra da Justiça, Celeste Cardona, o procurador-geral da República, Souto Moura, e o embaixador de Portugal em Díli, Rui Quartim Santos, através dos contactos mantidos com os seus homólogos timorenses. «Só com a devida autorização das autoridades de Timor foi possível localizar o corpo, abrir a vala comum e confirmar que se tratava do oficial português», acrescentou a fonte próxima de Portas.


Rui Maggiolo Gouveia - Ex-comandante da PSP de Díli

Foi um dos mais brilhantes oficiais portugueses. Entrou em 1949 para a Escola do Exército, tendo concluído o curso de Infantaria em 1953.
Cumpriu várias missões no Ultramar, designadamente em Angola.
Condecorado com a Medalha da Prata de Valor Militar com Palma. «Coragem inexcedível, sangue frio, espírito lúcido e calmo em todas as circunstâncias», como reza a sua folha de serviços. Em Junho de 1973, chegou a Díli, onde era comandante da PSP quando eclodiu a guerra civil.
«Morro por Timor», terá dito momentos antes de ser fuzilado pela Fretilin em Dezembro de 1975.





publicado por manek_luan às 16:57
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 21 de Junho de 2010 às 19:30
Obrigado pelas palavras que recordam o meu pai com tanto carinho.
bem haja por isso
Aida Maggiolo


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. 1 de Maio

. A casa sagrada (uma lulik...

. Saudade!!!!

. O meu Portefólio

. Foto sobre cultura timore...

. O que é o webquest????

. 4 de Julho ( O antigo com...

. 26 de maio (Ser professor...

. 14 de Março ( O que o por...

. A origen da ilha de Timor...

.arquivos

. Maio 2007

. Julho 2006

. Março 2006

.favorito

. O surgimento de uma nova ...

.links

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO

.subscrever feeds