Quarta-feira, 19 de Julho de 2006

O meu Portefólio

O PORTEFÓLIO DA DISCIPLINA

“EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA MULTIMÉDIA”

 

I.       Introdução

A disciplina de Educação e Tecnologia Multimédia está directamente relacionado com a disciplina Informática na Educação. A disciplina desenvolve-se numa base teoria específica sobre a utilização da tecnologia informática para criar as novas maneiras de ensinar e aprender, ou seja, debate sobre o novo perfill do professor da educação. 

É inegável, a presença da informática nos mais diversos sectores da sociedade. Apesar de ser reconhecida a potencialidade da informática na educação, percebe-se que a grande maioria dos professores desconhece as possibilidades proporcionados pelas novas tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino-aprendizagem. A internet foi um exelente instrumento no processo formativo se configurando em um recurso pedagógico à disposição do professor em sala de aula.

É sem dúvida, na era da tecnologia informática faz com que o mundo vê-se como um globo, tornase mais pequeno em termos de comnicação.

II. Identificação:

Nome da disciplina  : Educação e Tecnologia Multimédia

Semestre/ano              : 2º/2006

Professora                      : Maria João Gomes

II.     Os Objectivos do Curso

·        Desenvolver a capassidade dos  professores na utilização de tecnologia multimédia no âmbito do ensino aprendizagem.

·        Formar as pessoas reflexivas sobre a necessidade de ensinar e aprender com as tecnologias multimedia.

·        Formar as pessoas confiantes e com capacidades para interagir com as mais diferentes tecnologias educacionais.

·        Oferecer os alunos mestrados oportunidades concretas de investigação de diferentes média educativas.

 

III.  Metodologia de Ensino

·        O curso desenvolve-se através de metodologia participativa, utilizando tecnicas como:  discurso e prática, com a utilização de projector multimédia para abordagen do conteúdo teórico.

·        Os trabalhos foram feitas no laboratório informática, onde os alunos que têm pouca experiência na utilização da internet  presta mais atenção específica da professora.

·        Os alunos que tem mais dificuldades a professora ofereceu uma aula extra.

IV.             Recursos Instruccionais

·        Laboratório da informática com computadores conectados a internet.

·        Projector multimédia

 

V.   Cronograma de actividades:

Encontros

Data

Actividades

Aula1.

06/03/2006

- Seguir a apresentação da professora sobre as vantagens da tecnologia multimédia.

-navegar na internet

Aula 2.

13/03/2006

-Criar o endereço electrónico no sapo.pt

Aula 3.

20/03/2006

- criar o blog no sapo.pt

Aula 4.

27/03/2006

-Continuação criar o blog

Aula 5.

03/04/2006

- Criar o webquest

Aula 6.

08/05/2006

-apresentação sobre o webquest

Aula 7.

15/05/2006

-Exploração orientada na web, viagens virtuais na web.

Aula 8.

22/05/2006

-Aprender sobre como utilizar o microsoft power point.

Aula 9.

29/05/2006

- criar o moodle

Aula 10.

5/06/2006

- Apresentação sobre as vantagens do moodle, e a inscrição no moodle como professor

Aula 11.

12/06/2006

-como çolocar inforções no moodle

Aula 12.

19/06/2006

-colocar os recursos no mooddle

Aula 13

13,26/06/2006

-criar chat, criar pasta no moodle

Aula 14-15

10/07/2006

-Apresentação da professora sobre, a contunuação de realizar o webquest, os blogs, e os espaços no moodle.

 

 

VI.             Reflexão

A função principal da Escola é ter como produto a construção do conhecimento. Como instituição social, deve promover o acesso aos saberes e formas culturais da sociedade a que pertence. Desta forma, a tecnologia, e particularmente a informática não podem ser excluídas deste contexto, principalmente se levarmos em conta que a criança e o jovem da atualidade já são criados imersos neste mundo tecnológico. O mundo contemporâneo é sustentado pela tecnologia que está presente em todos os momentos de nossa vida, seja directamente, seja na utilização e consumo de bens e serviços produzidos a partir desta tecnologia.

 

  Desta forma, a escola como promotora de conhecimento não pode funcionar como alienada da sociedade, deixando de criar condições para a apropriação crítica desta tecnologia, correndo o risco de condenar seus membros a uma forma de "analfabetismo".

 

A informática vem sendo incorporada pela escola com distintos objectivos e de diferentes formas. A escola deve refletir primeiro sobre qual perspectiva vai incorporar tal tecnologia: como informática educativa ou como aula de computação? Se a busca da escola vier somente motivada por uma situação mercadológica, sem muita reflexão sobre as potencialidades e limitações da informática, corre o risco de, a título de "preparar para o mercado de trabalho", dar apenas aulas de computação, formando digitadores e programadores, atuando como qualquer cursinho.

         Na era da informação e da comunicação, onde o mundo globalizado se atualiza a cada segundo, onde cada vez mais o acesso às informações é ampliado e com custo menor, há de se questionar qual a maior importância: informação ou formação ? As necessidades do mercado de trabalho mudam com muita rapidez e o diferencial no sujeito será a sua capacidade de aprender, de cooperar, de ser flexível e criativo diante de novas situações.

 

  Desta forma, cabe questionar o uso da informática: Utilizar o computador fazendo com que seja apenas mais uma disciplina a ser cumprida, com nota, prova teórica, significa reforçar os meios já desgastados da escola, burocratiza-se mais esta oportunidade de transformação da educação escolar. Já a informática educativa aqui defendida, utiliza o computador como um recurso num meio transformador do ambiente de aprendizagem, com a exploração viva e empolgada de alunos e professores, através das possibilidades deste instrumento em buscar diferentes caminhos de resolução de problemas de forma rápida, integrada e motivante, rompendo fronteiras entre os diferentes conteúdos curriculares.

 

 Para alcançar sua possibilidade transformadora, a informática educativa deve ser amplamente debatida, elaborada e vivenciada com a comunidade escolar, sendo inserida dentro de um Projecto Pedagógico, onde professores, técnicos, direcção e alunos atribuam sentido a sua introdução. Desta forma, a informática e outros recursos tecnológicos podem ser inseridos transversalmente e de forma crítica dentro do contexto significativo das áreas do conhecimento e ao mesmo tempo, instrumentalizando de forma geral o manejo crítico destes instrumentos.

 

Mais especificamente, como um meio, como um instrumento pedagógico, a informática estará actuando no acesso e coordenação de informações e de banco de dados e fundamentalmente, mediada sempre pelo professor problematizador, poderá ser um forte agente no processo de construção e reconstrução do conhecimento.

 

VII.          Agradecimentos

 

Quero aproveitar esta oportunidade para apresentar os meus agredecimentos à Professora orientadora da disciplina de Educação Tecnologia Multimédia, Doutora Maria João Gomes. Quero também expressar-lhe a minha gratidão mais profunda pela orientação que me deu ao longo deste segundo semestre, não só nos horários lectivos, mas também em horários extra-lectivo, e que se traduziu num acompanhamento científico competente, bem como apoio e ânimo.

 

Quero também agradecer a todos os meus colegas do curso e a todos os que me deram apoio ao longo deste semestre. Considero sempre esses apoios como uma pedra angular para o desenvolvimento do meu pensamento científico e também como uma pegada importante nos passos que darei ao longo da minha vida.

sinto-me:
publicado por manek_luan às 11:05
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. 1 de Maio

. A casa sagrada (uma lulik...

. Saudade!!!!

. O meu Portefólio

. Foto sobre cultura timore...

. O que é o webquest????

. 4 de Julho ( O antigo com...

. 26 de maio (Ser professor...

. 14 de Março ( O que o por...

. A origen da ilha de Timor...

.arquivos

. Maio 2007

. Julho 2006

. Março 2006

.favorito

. O surgimento de uma nova ...

.links

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO

.subscrever feeds